Quando o fardo torna-se insuportável

Quando o fardo se torna insuportável

Salmo 38

Introdução: Você se identifica com alguma dessas placas?
• Não aguento mais!
• Cheguei ao fundo do poço!
• Não vejo luz no fim do túnel!
• Está tudo acabado!
• Não tem mais jeito!
• Já sofri demais!
• Não tenho saída!
• Estou na pior!
• Estou cansado da vida!
• Não acredito em mais ninguém!

O fardo torna-se mais pesado devido ao esgotamento mental ou físico. Não precisa muita coisa para que tudo venha desmoronar. Basta uma gota para o copo transbordar.
Não são as circunstâncias que determinam a nossa vida, mas os pensamentos e sentimentos que afligem a nossa alma. O que o homem pensa é o que ele se torna.
Se te mostrares frouxo, no dia da angústia tua força será pequena”.
Isso contrasta com o propósito de Deus para a vida de seus filhos: se crerdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra, Isaías 1:19.
Quando ficamos focados nas dificuldades, os olhos da nossa alma os ampliam de forma exagerada: Então disse Judá: já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó é muito e nós não podemos edificar o muro, Neemias 4:10. Com essa visão o fracasso seria certo, mas com a visão de Neemias, uma visão voltada para o propósito, os muros ficaram prontos em 52 dias, mesmo diante de muita oposição.
Os grandes construtores ao invés de verem os escombros como problemas, eles os usam para preparar o alicerce de uma nova obra ou reciclam e vendem. Se alguém jogar uma pedra em sua vida, guarde-a para seu próximo projeto. José disse a seus irmãos: vocês intentaram o mal contra mim, mas Deus os transformou em bem.
Com fé em Deus, o povo “Da fraqueza tiraram forças”.
Para mantermos o equilíbrio precisamos olhar para o todo do projeto e não apenas para o desafio da tarefa do momento. Toda bela história tem capítulos tristes e difíceis.
Paulo disse: as aflições do tempo presente não são para comparar com a glória que há de ser revelada.
Nada poderá nos separar do amor de Deus.
Não olhe para o momento, olhe para o todo do propósito de Deus: sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem dos que amam a Deus, Romanos 8:28.
Os problemas que surgem diante da caminhada não podem ser desculpas para desistência. Tu, porém, segue o teu caminho até o fim, depois descansarás.
Jesus falou que se tiverdes fé como grão de mostarda, direis a este monte vá para acolá, e ele irá.
Não permita que as dificuldades venham tirar-lhe do propósito de Deus: tenho vos dito isso para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo, João 5:38-39.
1 João 5:4-5 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?
Salmos 37:23-25 O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.

Salmo 38:6

Deixe um comentário