Deus fortalece o cansado

“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40.29).


O que é cansaço? Fadiga, canseira ou fraqueza (física ou mental) causada pelo excesso de exercício, de trabalho ou por doença; fadiga: cansaço físico, mental.
Sem disposição nem energia para fazer alguma coisa, por se ter cansado ou por excesso de esforço.
[Figurado] Condição de quem está aborrecido, entediado; aborrecimento.


A dor e o sofrimento quase sempre vem acompanhados pelo sentimento de cansaço. Seja físico, emocional ou espiritual. Somos pressionados pelas circunstâncias, e a incerteza ameaça nos fazer desmoronar.
Nesse momento, desejamos que tudo simplesmente termine e que as coisas “voltem ao normal” e que tudo seja como antes. Mas nem sempre tudo volta ao que era.
Às vezes, precisamos nos adaptar a um novo tempo, a uma nova etapa da vida, a novas circunstâncias. É um tempo desafiador.
O Senhor quer nos ajudar nesse processo, restaurando as nossas forças e renovando a nossa mente. Ele quer fazer parte dos nossos desafios e das tempestades que temos que enfrentar, mas, para isso, é preciso que nos aquietemos, descansemos e entreguemos a Ele o peso que temos suportado ao longo da nossa caminhada.
“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu” (Sl 23:1-3).
Deus está disposto a tomar para si a nossa carga, a fim de que tenhamos tempo para recuperar o nosso fôlego e descansar da luta que enfrentamos.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (MT 11:28-30).
Ele espera que confiemos nele e aceitemos sua companhia ao trilhar nosso caminho, que possamos fazer isso, de mãos dadas com Ele, mesmo que tudo pareça estar diferente e não estejamos tão certos do que há à nossa frente.
Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra. Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia. O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila. O Senhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre” (Sl 121).
A chave é confiar em Deus. Ele entende as nossas preocupações, problemas, fraquezas e nos garante seu amor e seu cuidado sobre a nossa vida todos os dias.
“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança” (1Pedro 5.7,10).

Deixe um comentário