Livrando-se dos Resíduos da Alma

Se observarmos ao nosso redor, veremos o quanto de lixo e sobras de materiais vão se acumulando. Sobras de alimentos, de papéis, de embalagens, são tantas coisas que, se descuidarmos, vão dominando o território e não vai ter mais lugar para as coisas boas, novas e agradáveis.

Vejo que a alma humana também tem sido um território de muitas sobras e muitos entulhos, por estarmos vivendo numa geração de muito agito, grandes competições e muita correria. Se não pararmos para cuidar da alma, vamos sentir que a “máquina” vai emperrando, paralisando aos poucos, até chegar ao travamento, quando entramos num estado de caos, tomados pelo desespero e pela depressão.

Se tivermos cuidado, e todos os dias administrarmos as manutenções e limpezas necessárias, vamos sempre ter nossa casa em ordem e desfrutaremos uma certa regularidade de satisfação e equilíbrio. Caso não ordenemos a nossa casa, poderemos morrer, por antecipação. Entretanto, se formos cuidadosos, por certo prolongaremos nossa vida. Então chegou o tempo da faxina, mãos à obra. Pr. Wanderley da Silva

Deixe uma resposta