Armas para vencermos as tentações

ARMAS PARA VENCERMOS AS TENTAÇÕES


TEXTO: “
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41 RC)

INTRODUÇÃO: Você sabe qual é a área da sua vida que tem sido alvo das tentações? Um dos grandes desafios de um discípulo do Senhor Jesus é saber como vencer as tentações que surgem na sua vida. Ninguém é tentado por algo que não atrai, que não provoque desejo, que não desperte a atenção. E, para vencermos a luta contra as tentações é preciso identificar as áreas da nossa vida onde elas se manifestam. Você sabe como vencer as tentações?

 

TRANSIÇÃO: No texto básico, Jesus advertiu os discípulos acerca da tentação, que é uma luta da carne e do Espírito. Não devemos ser derrotados, mas vitoriosos. Assim sendo, temos que seguir estas estratégias:

1- VIGILANCIA CONSTANTE

>        Jesus ensina aos seus discípulos que a primeira arma na luta contra as tentações é VIGIAR.

>        Você sabe o que é vigiar? Vigiar é observar atentamente; estar acordado ou atento; estar de sentinela; tomar cuidado; prevenir-se.

>        Ser tentado não é pecado, pois o próprio Jesus foi tentado, mas Ele não pecou. O pecado só acontece quando aceitamos em nosso coração a sugestão maligna da tentação.

>        Você tem sido vigilante? Tiago 4:7 nos diz: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

>        Tome hoje a decisão de se sujeitar ao Senhor aceitando Jesus no seu coração, pois só assim você conseguirá ser vigilante para resistir ao diabo, fazendo com que ele fuja de você.

 

2- ORAÇÃO DIARIA

>        A segunda arma apresentada por Jesus é a ORAÇÃO. Ele disse: “Vigiai e orai…”

>        Você sabe o que é orar? A oração permite que você converse com o Pai Celestial e coloque diante dEle as suas fraquezas, dificuldades e tentações, pedindo dEle a proteção contra as investidas do diabo. Os próprios apóstolos pediram a Jesus que os ensinasse a orar (Lucas 11:1).

>        Você tem o hábito de orar? São poucas as pessoas que oram diariamente. Se você ainda não tem esse hábito, peça ao Senhor que lhe ensine a orar, pois a oração é uma arma poderosa na luta contra a tentação.

>        Aproveite esta oportunidade e converse com Deus agora, confessando os seus pecados, pedindo o perdão e aceitando a salvação que está em Jesus.

 

3- DEPENDENCIA DO  ESPÍRITO SANTO

>        Jesus ensina que nós não podemos confiar na carne. Por isso Ele disse aos discípulos que estavam com Ele: “o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca”. Muitas pessoas fracassam na luta contra as tentações porque querem vencê-las confiando em suas próprias forças.

>        O apóstolo Paulo também nos orienta que nós não devemos andar segundo a carne, mas sim segundo o espírito (Romanos 8:4). Só dependendo exclusivamente do Espírito Santo você conseguirá vencer as tentações.

>        Tome hoje a decisão de não confiar mais na sua própria força para vencer as tentações. Se revista agora do Senhor Jesus aceitando-o como Salvador e Senhor da sua vida, passando a confiar e depender unicamente do Seu Santo Espírito.

 

CONCLUSÃO: Tome posse das armas que podem vencer as tentações que têm surgido na sua vida, pois se você for vigilante, orar diariamente e passar a depender exclusivamente do Espírito Santo, o Senhor com certeza lhe honrará com a vitória.

Deixe um comentário